Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011


Intolerância&Tolerância
"Eu sou mansa, mas minha função de viver é feroz."
 
Clarice Lispector

Tem dias que o dia parece mais lindo e mostra-nos a força da vida  nos dias que são ainda mais especiais, ai tudo brilha muito mais, e fica muito mais bonito.VIVER nos dar o PODER que é o da transformação...

Nina Pilar

"Quando olhamos para trás, para nossos desejos não atendidos, com freqüência descobrimos que sequer queríamos as coisas pelas quais pensávamos que seriamos capazes de morrer.
Descubra o que você realmente quer, não o que sua mãe, marido, amigos, guru ou a TV lhe dizem que você quer."

Y. Berg
É isso ai...

Hoje estive lendo sobre a Intolerância no livro do Fiódor Dostoiévski e seu Notas do Subterrâneo, um livro denso, forte, impressionante como a própria vida, trata dos conflitos comportamentais, faz uma radiografia sobre a intolerância e insatisfações de todos nós.

sempre faço re-leituras, acho importante pra saber o que penso “hoje” do mesmo livro que li em outra época, em outra situação, em outro momento. O resultado é sempre gratificante.

ate  porque não sofro com as intolerâncias, tão comuns em alguns seres que se dizem tão humanas, não sofro deste mal avassalador, não tenho inimigos, não guardo desafetos, não durmo com problemas, não levo as insatisfações de casa, da rua, pro meu trabalho, e tbem não os levo pra casa, não quero provar pra ninguém o que sou e o que faço isto só a mim diz respeito, não exponho aqui e nem em outro lugar, a minha família, nem minha vida particular, pois sei quem sou, e muitos sabem o que faço, não sou de trocar palavras grosseiras com ninguém, prefiro sair de cena que insultar as pessoas, e sempre escolho lembrar o que elas têm de melhor.

Mesmo que não estejam mais na minha sintonia, no meu afeto, na minha vida.

Escrever, escrevo gosto e sei que ninguém pode tirar este dom, e vou escrever bem claro... usando palavras emprestadas, pq elas explicam este momento muito bem...
 Nina Pilar
E concordo que...
É fácil achar a amizade, difícil é encontrar o amigo
é fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio
é fácil caminhar lado a lado, difícil é saber se encontrar
é fácil beijar na boca, difícil é chegar ao coração" 
Terezinha Maria de Oliveira



 Segundo Gloria Kalil, chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico, quando se pretende corrigir o caráter: não há plásticas que salve grosseria, incompetência, "baixaria", mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo, falsidade!


E eu completaria, tem pessoas que não dar pra explicar, entender, o que eu mais aprecio na terra que é a tolerância, pois são insuportáveis qualquer tipo de intolerância, além das   falhas de caráter,  a alma fica atrofiada, perversa, suja, contaminada pela falta de amor. a vida é mais que "isto aqui", estar no mundo  é tentar valer a pena, antes, durante e depois...
Aproveito a oportunidade e estar em pleno dia de festejos pela queda da bastilha, pra continuar lendo as “notas do calabouço” deste escritor russo fantástico e tão amargo, nele encontro explicações pra muitos comportamentos, e algum comportamento escondem apenas doenças que são inconfessáveis, e assim torna as pessoas tão tristes, amargas e tão mais infelizes...
Eis alguns livros deste escritor que escrevia a vida como quem caminha nas profundezas sombrias dos rios.

A Senhoria

O Adolescente
Aldeia de Stiepantchikov e seus Habitantes
Crime e Castigo
Dnevnik pisatelya
O Eterno Marido
Gente Pobre

Humilhados e Ofendidos
O Idiota
Os Irmãos Karamazov
Netochka Nezvanova
Noites Brancas
Notas do Subterrâneo
O Duplo
O Jogador (livro)
O Pequeno Herói
Os Demônios
Recordações da Casa dos Mortos
Já li “quase todos” e recomendo todos os livros, ate os que não li...
“Sou um homem doente, um homem mau, um homem desagradável...


Que sabe a razão? A razão não sabe senão o que aprendeu, ao passo que a natureza humana age com todo o seu peso, por assim dizer, com tudo o que ela contém em si, consciente e inconscientemente; acontece-lhe cometer disparates, mas vive.”
            Do livro Notas do Subterrâneo
Não vale a pena estar, ficar nos calabouços de nós, afundarmos neste mar de argila negra lentamente, é como uma picada na veia de veneno e loucura, esta loucura, este veneno turva a vista, amarga a alma, destorce o amor turva o que vemos e não sobra nada, nesta chuva acida, neste estado psíquico atormentado e tão confuso, ate não nos reconhecemos nem nas fotos e muito menos em frente ao espelho.
Nina Pilar
Por isso amigos é necessário...urgente...dar amor... 
"Dê a quem você ama: Asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar"

Dalai Lama
E acreditem...
“não tenho nenhuma vontade de fazer o segundo grau outra vez”
John Lennon

59 comentários:

Pensamentos Positivos disse...

Engraçado, hoje mesmo estava me sentindo pra baixo, por descobrir umas mentiras, umas coisas sujas...
Parece, tem horas, que só estou cercada por mentiras... Mais não, existem muitas pessoas boas e sinceras ainda..
Foi muito bom encontrar e ler seu blog =)
abraços, beijos =D

Nina Pilar disse...

mentir minha amiga, é amanhecer assim, sem respostas, sem luz, turvo. mentiras deixa a vida muito bitolada, sem recursos, e sem meios pra sair da lama que começa a afogar no seco.é como caminhar no escuro qdo o sol brilha mais, é ter sede e não poder saciar a sede, é ter pernas e não poder caminhar. é viver com o coração sangrando, a alma doente, os olhos vendados.é viver uma vida que não existe, sem eco, sem rosto, sem historias pra contar!
minha linda quem não passa por pessoas que não são o que dizem, ou não como queremos que sejam, todos passamos por isso, isso quer dizer que estamos vivendo, convivendo mais, cabe a nós olhar pra vida daqui a muitos anos, e tentar ver como queremos ser. como desejamos que estar daqui a alguns anos...isso passa, e vamos deixando tudo pra trás e aprendendo a extrair o néctar da vida, a saborear a vida, a “beber a vida” .
volte sempre, é um prazer tê-la entre pessoas tão queridas, que gostam de escrever e deixar escorrer sentimentos, amor, ternura...

beijo querida, tenha um super final de semana...

Anônimo disse...

Nina querida....que bom ler seu texto!

concordo literalmente com tudo que vc escreveu...parece que me sinto até aliviada depois de ler seu texto...como se vc tivesse escrito isso por mim...

de qualquer forma...OBRIGADA!

DEIXO UM GRANDE BEIJO E MUITO CARINHO....

Zil

Nina Pilar disse...

zil é a conta do conto, é a criação, é a fantasia, é a extensão de nós, é a mais farta emoção dos sentidos, são estes múltiplos caminhos que sempre temos e o poder das escolhas, é como se o mundo fosse só nosso, como se fossemos ilimitados... é a arte na razão, da transformação dentro de nós, são os déficits da vida preenchendo-se em nossos espelhos espalhados dentro de nós, os vemos ate de olhos fechados amiga, pois são nossos reflexos.
amiga, adoro a tua presença, feliz, e sempre carinhosa, trazes coisas boas, luz, equilíbrio e emoção com a tua presença querida.
um belíssimo final de semana pra ti... amiga sempre querida!

Salete Cardozo Cochinsky disse...

Olá Nina
Sentir, elaborar e escrever faz uma grande diferença para o auto-conhecimento, para aprofundar e organizar as idéias de um tema que nos toma.
Parabéns
Beijos

Ani Braga disse...

Oi linda,


Vim retribuir a carinhosa visita, adorei os blog´s e resolvi ficar.
Estarei sempre por aqui.

Beijos
Ani

Nina Pilar disse...

é verdade saleta,é um tempo prazeroso, onde mergulha-se na fonte do descobrimento, desvendamos viés, olhamos pra os olhos do mistério, sentamos no topo do mundo com nossos pensamentos a atravessar fronteiras, infinitos, palcos, nossa própria casa...é como ler, voar entre linhas, procurar encontrar o equilíbrio mental pra não perder-se nas entrelinhas.
e volte sempre querida, é um prazer tê-la entre nossos amigos, sinta-se em casa.
tenha uma linda sexta amiga...beijinhos e abraços fartos

Nina Pilar disse...

cristal minha linda, fique a vontade, este espaço é nosso. é um prazer tê-la entre meus amigos...volte sempre meu bem...
tenha um belissimo final de semana

beijinhos.

MARILENE disse...

Você foi perfeita. Difícil lidar com incompreensão, mentiras, desarmonia... Podemos tão bem viver relacionamentos de amizade dentro da sinceridade, do afeto, do respeito.
O jeito é fechar os olhos para evitar dores ou isolá-las, para que não atrapalhem nossos dias. Fique em seu caminho de luz e apenas veja essa suja poeira passar.

Bjs.

Nina Pilar disse...

mar_sempre abras um legue de esperança amiga, é bom tê-la aqui, sempre equilibrada, sempre presente, sempre sorrindo, a vida sempre tem suas singularidades.
beijinhos querida, e tenha um lindíssimo final de semana.

♪ Sil disse...

Nina,

Complicado nos dias de hoje, pois muitas vezes me senti no meio de pessoas mentirosas, sujas na alma, sujas no caráter, e tudo mais.
Eu sou exatamente como você!

Não levo mágoas, ressentimentos pra casa, e raras vezes no coração.
Já me senti ferozmente magoada, traida, mas dei a volta por cima, como vou dar sempre.
Foi o tempo em que eu me perguntava o porque das pessoas serem tão manipuladoras, falsas, bossais, e tudo mais.
Ai um dia, a vida ensina a gente separar o joio do trigo, e a gente vai aprendendo assim.
Pessoas que não são o que dizem, fazem um mal a elas mesmas.
Talvez doentes no espirito não se dão conta disso, mas a própria vida cobra delas, e ensina, na pele Nina.
Por isso, na minha vida, eu só estou e quero estar rodeada de quem me interessa.
De quem me traz sentimentos leves, de paz na alma.(Como você).
O resto? Ahhh, o resto a vida ensina.
Quem anda na luz não pode parar pra ver o que acontece na sombra.

Minha linda, me sinto totalmente BEM vindo aqui!
Acho que você já sentiu isso!

Um abração, dessa que aprendeu a te admirar aqui!

Hermann disse...

Olá!
Vim retribuir a visita, e passei pelos seus 4 blogs. rsrsrs


Obrigado por seguir...
e eu vou retribuindo.

Um abraço.
Hermann Vherner
(que não é Hesse, mas que ficou feliz com a comparação)

Nina Pilar disse...

sr. hesse, o prazer é meu vê-lo aqui no meu blog, ate pq o hermann é um dos meus escritores preferidos. fico feliz em tê-lo aqui entre meus amigos...

volt sempre o prazer é meu.
abraços fartos e desejo-lhe uma beça noite/aqui é qse manha, e um super domingo.

Nina Pilar disse...

sil minha linda, que bom que sente-se em casa na nossa casa, adoro esta forma que entras e que ficas, lembre-se esta casa é tua tbem. e de todos amigos que são assim. despojados de qq sentimento que não sejam de afeto, carinho, amor e amizade, aqui somos pela lei do são francisco de assis, é dando que se recebe. brincadeiras a parte meu bem, que bom encontrá-la tua alegria, amizade, ternura encanta, e tiras-me as palavras, dedico-te meu coração minha linda e querida amiga.
passando pra deixar um beijo, abraços, carinhos e ler-te...pois nunca é demais.

desejo-te uma excelente semana, com muito amor, paz, luz, saúde e muitas felicidades...
beijinhos querida...

Bell disse...

Nina linda,

seguindo seu blog tb, um cantinho cheio de reflexões.
adoreiiiiii


bjokas =)

Nina Pilar disse...

bell minha linda seja bem vinda, volte sempre querida, obrigda por segui-me meu bem.
tenha uma linda noite e uma belissima semana pra ti.
adorei sua companhia

Ricardo e Regina Calmon disse...

uma girassolica persona,escorpiana,do bem,amaria ter em campos meus,perceba,se apreciares,bem vinda seja!
viver é pura magia

Nina Pilar disse...

ricardo teu blog é um encanto, obrigada pela visita, seja bem vindo querido, sempre!

obrigada por segui-me, estou te seguindo tbem

abraços amigo, muita paz.

ser_existente disse...

muito bom seu texto, eu abandono meu blog quase pouco vou lá, e vi um cometario que fez... obrigada pela visita :D

um abraço...

se quiser me adiciona no Facebook
Michelle Bignardi

Liza Leal disse...

Olá Nina!
Vim retribuir a visita e dizer q é um prazer tê-la no DRINK POESIA e
CABANA DE VERSOS.

Gostei daqui.
=)
LInda noite!

Nina Pilar disse...

liza volte sempre querida, é um prazer tê-la aqui.

beijinhos querida

Nina Pilar disse...

“ser existente” obrigada querida, volte qdo estiver pela rede.
És bem vinda, sempre.
bjinhos querida

Lu Nogfer disse...

Minha querida!
Que lindo post!


Vim agradecer o belo comentario no atitude E Desejar um feliz dia do amigo e desejar com um pouquino de atraso porque afinal todos os dias e dia da amizade sincera!

Um beijo em seu lindo coraçao!!

Maria Luisa Adães disse...

Belo texto
lindo encontro
E maravilhosa poesia
deixada no meu recanto...

Adorei o encontro!

Por favor, torne a voltar aos "7degraus" e no cimo, à direita, clique nas palavras, "premios-clique para ver"

Vai direta ao blogs dos prémios
e se quiser, leve o mimo do dia do
"Amigo(a).O ofereço - é Seu!

Está no princípio (é fácil)

E entre (se ainda não entrou) nos meus seguidores - uma forma, de a não perder.

Um abraço,

Mª. Luísa

Zé Carlos disse...

Nina, obrigadão pela sua visita e por me dar a oportunidade de conhecer seu lindo Blog.
Obrigado pelas palavras que vc deixou lá e por ser linda assim como é.

Beijão do Zé Carlos

Andri Alba disse...

Muchísimas gracias por tu visita y por tu hermoso mensaje del día del amigo. Deseo que haya sido un hermoso día para todos los amigos del mundo.

Un abrazo fuerte.

Alê Biet disse...

Parabéns pelo blog!
Obrigada pela visita e pela linda letra da Canção da América!
Beijo!
Estou te seguindo.

Alê Biet.

maria claudete disse...

Obrigada pela visita é sempre bom fazer novos amigos, considere-me assim. Nina, somos todos seres mutantes, no bom sentido, a partir do instante que compreendemos o poder que reside em cada um de nós de sermos dotados desta capacidade de evoluir. É este o sentido do existir, entendo assim. Afastar a mentira , a hipocrisia só nos faz crescer na direção certa. Beijos.

Ana Paula Gervason disse...

Obrigada querida pelo carinho no blog.

Bjss e uma ótima noite!

http://toutlamour.blogspot.com

Vivian disse...

Olá,Nina!

Não sou intolerante,procuro ser leve, bem na minha, e aprendo todos os dias.
Lindo seu blog!Adorei o post!Amo os livros! Crime e Castigo li e é um dos meus favoritos!!O Idiota pretendo ler!
Obrigada pela visita!Seja muito bem-vinda!Beijos!

Nina Pilar disse...

lu, obrigada minha linda, és um encanto amiga beijinhos... gosto de encontrá-la de tê-la no meu blog amiga...

Nina Pilar disse...

maria luiza querida, volte sempre irei sim pegar seus “mimos” amiga, eu tbem adorei conhecê-la, e voltarei sempre ao teu espaço. beijinhos querida, gosto de tê-la aqui entre pessoas que são tão queridas...

Nina Pilar disse...

zé carlos sempre gentil e agradável, volte sempre querido. beijinhos e vc obrigada pela presença sempre querida...

Nina Pilar disse...

andri certamente foi um belíssimo dia entre amigos é claro! bem vindo querido.

Nina Pilar disse...

_coisas da vida_ - volte sempre amiga, obrigada por segui-me. beijinhos amiga

Nina Pilar disse...

claudete seja sempre bem vinda querida, e tbem encontrastes uma amiga ...beijinhos querida, bom tê-la aqui entre nossos amigos, este poder de criar laços, vínculos pertence aos humanos, esta que é uma das nossas beleza amiga.muito bom tê-la aqui. uma linda sexta pra ti...

Nina Pilar disse...

ana paula é uma graça amiga, volte sempre – beijinhos...

Nina Pilar disse...

vivian querida, dostoievski é sempre uma leitura gratificante, já li quase todos e o “perfeito idiota” esta entre os que li, muito bom, tenho certeza que vás gostar muitíssimo amiga, volte sempre é muito tê-la aqui. beijinhos, ainda bem que não estamos entre o rol dos intolerantes, já pensou como é “intolerante uma pessoa intolerante”_...!
na verdade somos tão humanos e cheios de manias...e o dostoievski nos mostra isso com tanta clareza...

MARILENE disse...

Tudo que postou tem sentido e faz pensar. Amei o post , suas indicações e reflexões. Como sempre.

Bjs.

Vivian disse...

...querida linda,

se não conhecessemos a escuridão,
como saberíamos reconhecer
o valor da luz?

bjs, alma iluminada!!

Dani Vidal disse...

Olá, faz algum tempo que venho lendo Dostoiévski.
Vezenquando pego ''O idiota'' e abro ao acaso. É impressionante como a falta de exatidão e a surpresa das palavras oferecidas pelo acaso podem nos servir de auxílio.

Em tempo, amei o blog.

bjon

Don Juan disse...

Nina, muito bom " este " seu blog. Gostei. Beijo

Silmara Trindade disse...

Nina que espaço mais revigorante!! E Esses pensamentos... perfeitos... Concordo plenamente, tenho horror de intolerância...
Fico por aqui!!
Bjsss

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Nina, bela poesia...Espectacular....
Beijos

Álvaro Lins disse...

É bom "estar na tua casa"! Adoro o "cheiro" a literatura!
Porque também gosto de...Noites Brancas:)!
Abraço

Lou Vilela disse...

Nina,

Uma abordagem clara, um olhar perspicaz. Gostei bastante!

Agradeço pela visita ao Nudez Poética e pelo gentil comentário!

Um grande abraço,
Lou

Daniel Vila disse...

La primera fotografia, la del inicio és maravillosa; contrastes, tonos i figura, senzillamente hermosa.

Daniel Vila disse...

La fotografia de inicio de vuestro Blog és espectacular, tonos, contrastes, calidez del color...la figura, senzillamente és magnífica.

Daniel Vila

Pensamentos Positivos disse...

A Nina, já comentei aqui, mais quero comentar de novo. Você é uma pessoa tão boa, sempre com palavras tão bonitas, li a resposta que deu ao meu comentário aqui ...
São pessoas como você que fazem o mundo um lugar melhor pra se viver, que dá esperança aos nossos corações e me faz acreditar que ainda existem muitas pessoas boas de coração
Você é linda
Abraços e beijos

Nina Pilar disse...

Marlene sempre querida, sempre amada, adoro encontrá-la amiga, és uma adorável presença, pelo carinho, e pela amizade que sempre falas a todos...beijo minha querida e sempre querida amiga...

Nina Pilar disse...

Sempre amiga querida e tão delicada, adoro encontrá-la vivian, beijo querida, a amizade tem o valor da luz, e vive na sombra branda do amor...

Nina Pilar disse...

Os livros deste russo tão denso, são maravilhosos, vale a pena ler, refletir e passar adiante. Obrigada pela querida presença Danny, beijo amiga...

Nina Pilar disse...

meu conde seja sempre bem vindo querido, gosto da tua “nobre” presença...volte sempre...

Nina Pilar disse...

sil querida, compartilho dos teus pensamentos e tenho os mesmos sentimentos querida, beijo querida volte sempre...

Nina Pilar disse...

fernando querido,
beijo pra ti tbem amigo, é muito bom tê-lo aqui...

Nina Pilar disse...

é muito bom tê-lo aqui álvaro, és uma pessoa querida, adoro a tua presença, teus consectários e teu carinho...
beijo grande querido

Nina Pilar disse...

obrigada lou, é um prazer tê-la aqui querida, volte sempre, falar de amor é fácil amiga, vamos ver na pratica...
beijo grande querida

Nina Pilar disse...

vila és um amor querido...

Obrigada pelo carinho e presença amiogo, beijo grande...

Nina Pilar disse...

"pensamentos ppositivos"

obrigada querida, vc que é um amor, sempre carinhosa, isso faz muita diferença.
beijinhos e uma excelente semana pra vc.